Mãe de cachorro também é mãe. E, se alguém ainda duvidava disso, agora um estudo vem esclarecer de vez essa questão.
Artigo de Juju Massena
Mãe de cachorro também é mãe.
E, se alguém ainda duvidava disso, agora um estudo vem esclarecer de vez essa questão. Segundo uma pesquisa realizada pela universidade japonesa Azabu, de fato existe um vínculo especial entre o homem e seu melhor amigo. Esse vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de maneira muito semelhante ao que se dá entre mãe e filho.
É que esse olhar dispara tanto no cachorro quanto no seu dono os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a conduta paternal e maternal. A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.
Para realizar a pesquisa, os cientistas colocaram vários cachorros com seus donos em um quarto, e analisaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos, e descobriram que o contato visual constante entre eles elevava os níveis do hormônio nos cérebros de ambos. Em um segundo experimento, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um quarto com seus donos e alguns desconhecidos. A resposta nos animais foi que eles passaram mais tempo olhando para seus donos, o que após meia hora, fez com que os níveis de ocitocina crescessem também nos donos
O MESMO MECANISMO DE CONEXÃO,
BASEADO NO AUMENTO DA OCITOCINA
AO SE OLHAREM, QUE FORTALECE OS
LAÇOS EMOCIONAIS ENTRE MÃES E
SEUS FILHOS, AJUDA A REGULAR
TAMBÉM O VÍNCULO ENTRE OS
CACHORROS E SEUS DONOS”,
CONCLUIU O ESTUDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário